Fresadora é uma máquina operatriz de movimento contínuo, destinada à usinagem de materiais. O material é removido por uma ferramenta de corte chamada fresa ou também por broca.
A fresagem também é chamada de fresamento e trata-se de um processo de usinagem realizado pela fresadora. Esse equipamento remove pequenas quantidades de metal e outros materiais em cada rotação das fresas e tem a função final de realizar cortes precisos, ranhuras, perfurações e modelagens.
Existem vários tipos de fresadoras. Conhecer suas variações e as utilizações é importante para escolher a máquina fresadora mais adequada para as suas necessidades.
Conheça os tipos de fresadoras e suas características
A diferença principal dos tipos de fresadoras é feita a partir da posição do eixo que fixa as fresas em relação à mesa de trabalho. Essas duas importantes partes se movimentam simultaneamente possibilitando o processo de fresagem da peça.
A fresadora vertical tem esse nome justamente por possuir uma coluna vertical posicionada perpendicularmente à mesa, o que pode realizar atividades em diferentes peças de trabalho.
Já a fresadora horizontal utiliza uma fresa paralela à mesa de trabalho em que a peça é fixada, ou seja, horizontalmente.
Uma outra variação, a máquina fresadora universal é um equipamento híbrido que pode usar fresa na vertical e horizontal e tem uma grande quantidade de aplicações.
Uma fresadora CNC pode se deslocar em várias direções em um ou vários eixos e usar diferentes velocidades de rotação.
Este tipo de processo pode ser utilizado para trabalhar tanto peças pequenas como grandes. É usada principalmente para criar peças à medida, desde peças técnicas, publicidade física, expositores, objetos decorativos, entre outros.
O processo passa normalmente pela criação de um desenho vetorial, que depois será convertido de maneira a que fresadora CNC compreenda e faça os movimentos necessários para cortar a peça desenhada. É possível diversos em uma fresadora CNC, desde PVC, acrílico, policarbonato, MDF, madeira contraplacado, alumínio bruto e alumínio composto, cobre, latão entre outros.
Existe ainda a fresadora de piso elétrica que é o equipamento usado para o tratamento de pisos. Ela melhora a aderência e prepara o piso para a aplicação de revestimentos. A fresadora de piso elétrica também pode ser usada para recuperar pisos muito danificados. Esse versátil equipamento também é muito útil para a manutenção do asfalto urbano, sendo usado para criar ranhuras antiderrapantes, remover faixas de trânsito, camadas de graxa, óleo, borracha, tinta e outros materiais.
Assim como nos tipos de fresadoras usados para materiais menores, a fresadora de piso elétrica também possui variações de fresas para efeitos diferentes. O maquinário pode ser usado em concreto, asfalto e aço, e é muito usada para limpeza, remoção de materiais e texturização de pisos.
FERRAMENTAS PARA AS FRESADORAS
Além dos tipos de fresadoras também é importante distinguir os tipos de fresas para acertar na hora da escolha. As fresas são as ferramentas de corte e suas variações geram resultados como ranhuras, cortes e perfurações. No geral, as fresas variam entre aquelas de perfil constante usadas principalmente em superfícies côncavas e convexas, e as planas, ideais para rasgos e cortes em superfícies planas. Existem, ainda, as angulares e as fresas para rasgos, para a utilização em ângulos e para a confecção de cortes, bem como as fresas com dentes de plástico e as para desbaste.
Se você gostou deste conteúdo se inscreva no link abaixo e deixe seu e-mail para receber mais informações do mundo da metalurgia e usinagem.
Se quiser conhecer as fresas que temos disponíveis CLIQUE AQUI para falar direto com um de nossos consultores, ou acesse nosso site. www.vegamaquinas.com.br
Muito legal o blog. Acho bacana termos mais informações além das especificações técnicas das maquinas.