CALANDRA: O que é e o que ela faz?

As calandras são um show! Elas são máquinas super úteis que curvam e alisam chapas de metal e aço. Se você quer um resultado excelente e de alto desempenho, as calandras são imprescindíveis. Além disso, elas ainda diminuem a dependência de mão de obra e de manutenção na hora de fabricar peças e chapas. Ah, e não podemos esquecer que elas também garantem uma produtividade incrível, em tempo recorde. É mole ou quer mais? 😉

Hoje contamos com uma imensa variedade de calandras e com diversas finalidades, as mais comuns são as calandras de chapa, de perfil, de tubo e a calandra destinada para linhas especiais.

Elas possuem aplicação avançada na realização de curvaturas em tubos, sejam eles redondos, quadrados ou retangulares, garantindo uma alta precisão no resultado final. Além disso, possuem a habilidade de realizar essas dobras em tubos de alumínio, inox, cobre e até mesmo latão.

Uma calandra abre portas para trabalhar com cantoneiras, vigas e vários outros perfis, inclusive com aço de carbono. Enfim, a principal função da calandra é prensar e curvar chapas de metal, porém, também existem as calandras utilizadas para ilustrar, enrugar ou até mesmo alisar papéis.

A escolha da calandra depende do que vai ser produzido.

Cada trabalho exige um tipo de atenção, então verificar a espessura, a curvatura, qual o tipo de acabamento e a qualidade do material faz toda diferença. O processo de conformação acontece quando o metal passa entre os rolos e dá a forma desejada na chapa ou lâmina.

Com uma calandra é possível criar materiais planos com ou sem brilho, nos filmes e laminados dá pra abusar da criatividade nos acabamentos e até fazer gravações, é possível diminuir a permeabilidade ao vapor d’agua e também obter uma espessura relativamente constante. Ela é uma máquina que abre grandes possibilidades. A construção das calandras evoluiu ao longo dos anos, a partir da segunda guerra mundial o princípio de uma calandra se manteve, porém, a construção delas evoluiu quanto ao número de rolos e de seu arranjo geométrico, hoje as calandras podem ser utilizadas para criar gravação em alto relevo nas peças produzidas através da texturização do rolo, gerando um efeito de mármore. Isso acontece devido ao uso de pigmento na matéria-prima, algo muito interessante para a produção de chapas a serem usadas em pisos ou outras superfícies. Em caso dos filmes plásticos, é possível que exista um cilindro de aço com a superfície copiada pelo plástico em altas pressões e temperaturas, adequando seu contato com o cilindro de borracha. Os cilindros de borracha são fundamentais para a gravação ou para o acabamento.

A VEGA MÁQUINAS, chega ao fim deste post e espera que ele possa ter te ajudado de alguma forma a entender um pouquinho desta máquina incrível. Fiquem atentos as novidades em nosso site e compartilhe com seus amigos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *