PUNCIONADEIRA

As puncionadeiras são utilizadas para usinar metais, elas vieram antes das máquinas a laser e hoje são capazes de substituir trabalhos que antes eram realizadas pelas prensas. Elas se tornam mais práticas por não precisarem de estampos e por cortar chapas em qualquer formato em um tempo muito menor que as prensas.

Com uma puncionadeira é possível trabalhar em processos de estampagens que por sua vez, abrangem as operações de corte, dobra e repuxo de chapas de aço carbono, de aço inoxidável, de cobre, de alumínio, entre outros materiais metálicos.

Em alguns casos, o equipamento pode realizar operações de corte e projetar a peça de metal em apenas uma etapa, mas há peças mais complexas que exigem outras etapas. Este é um processo progressivo, que passa por várias estações, até que se alcance a conclusão total da peça.

Existem diversos tipos de puncionadeiras desde as mais simples e pequenas que pode ser operada manualmente, até aquelas que são muito grandes e complexas operada por comandos numéricos computadorizados (CNC). Neste caso, um computador é programado para operar de acordo com o projeto.

Tanto as puncionadeiras pequenas como as grandes, partem do mesmo princípio, onde um conjunto de moldes, punções e matrizes são utilizados para ajudar a completar a tarefa. Embora a utilização dos equipamentos de grande porte seja capaz de apresentar um modelo de operação mais complexo faz se necessário a utilização deste conjunto, porque quando pressionados através do maquinário em si, a peça de metal é moldada ou cortada na forma desejada.

Independente do modelo é necessário que tenha um operador para a formação do conjunto de moldes e para preparar a máquina, são os detalhes realizados pelo operador que garantirá um resultado satisfatório.
Configurá-las é o processo mais lento da produção, ela é a máquina ideal para quem precisa produzir em de alto volume, com tempos e ciclo de medição que giram em torno do número de partes criadas por segundo. Depois de configurada, o operador só tem que monitorar o progresso, o que é torna a relação custo x benefício muito mais vantajosa. E o resultado para formação de metal é impecável.

Os recursos destes equipamentos são descritos de acordo com sua tonelagem.

Uma puncionadeira de 10 ton é considerada pequena, enquanto uma de 60 toneladas é comumente utilizada em indústrias de processamento de metais. Determinar a tonelagem necessária para trabalhos específicos é geralmente simples, pois certos materiais requerem uma tonelagem específica para processar.

A VEGA MÁQUINAS termina por aqui mais um post. Se gosta de nossos conteúdos, deixe abaixo seu melhor e-mail e receba notificações sempre que algo novo for postado. Compartilhe com seus amigos!

Se quiser saber os modelos de puncionadeiras que temos disponíveis basta clicar abaixo e falar com um de nossos atendentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *